.

.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cel João de Cerqueira Netto

O intendente é uma figura da administração pública de origem francesa. Era um agente do rei durante o Antigo Regime, investido de poderes policiais e tributário. Na América Latina o cargo de intendente foi introduzido pela dinastia dos Bourbons, existindo atualmente somente na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, que são responsáveis por uma determinada zona geográfica de tamanho médio. Na Argentina, cada cidade importante possui uma intendência, portanto, cada provincia conta com muitas intendências. No Chile, os intendentes são os funcionários aos quais compete o governo interior das treze regiões político-administrativas em que está dividido o país. Caso similar é o do Uruguai, onde os intendentes são as autoridades encarregadas de administrar cada um dos dezenove departamentos do país. No Paraguai os intendentes são as máximas autoridades encarregadas de administrar cada um dos municípios do país, semelhantes aos prefeitos brasileiros. No Brasil, a figura do intendente existiu até 1930, quando surgiu a figura do prefeito como hoje a conhecemos.

João de Cerqueira Netto, o 1º intendente de Catalão. Antes, exerceu o cargo de Delegado de Polícia. João de Cerqueira Netto é pai de Mário de Cerqueira Netto (Seu Inhozico) que também foi intendente de CAtalão. Filho de Seu Inhozico, João Netto de Campos foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular em Catalão, na década de 1940, cargo para o qual fora eleito, novamente, em 1968.

Um comentário:

  1. Oi, gostei muito do site. Tbm me interesso pela história e genealogias. Um amigo da região norte de Goiás me auxiliou com alguns dados genealógicos e atualmente estou auxiliando a ele na descoberta de dados de sua família.

    Gostaria de saber se vc tem algum dado, foto, ou alguma biografia, ou mesmo se sabe me informar quem tenha sobre o 2º intendente de Catalão, Antônio Gonçalves da Silva (que posteriormente foi reeleito e tbm se tornou o 3º intendente de Catalão)? Ele foi casado com Anna Rosa Pacheco e tbm busco dados sobre ela.

    Moro em Goiânia, mas sou natural de Ipameri, possívelmente passarei a 1ª semana de julho em Catalão, se puder me abrir algum horizonte nessa pesquisa, desde já fico muito agradecido!

    Até+, abraço...

    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir