.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Antero da Costa Carvalho

No dia 26 de maio de 1936 o fazendeiro Albino Felipe do Nascimento, de 78 anos, foi assassinado. Em um primeiro momento o filho dele, João Albino, considerado o autor do crime, foi preso e torturado pela autoridade policial de então. Posteriormente, de acordo com os textos publicados sobre o assunto, uma trama envolvendo certos comandantes da cena política de Catalão foi armada e o caso sofreu uma reviravolta. Desta feita, as acusações pelo crime recaíram sobre Antero da Costa Carvalho, poeta, comerciante no ramo de farmácia e pessoa que vinha adquirindo muito prestígio na cidade, fato que gerou um certo mal estar nas lideranças de então. De acordo com o que se escreveu, Antero, dileto amigo de Albino Felipe, teria contraído com ele uma dívida de alta monta, motivo pelo qual fora acusado do crime.
Passados mais de 70 anos o crime de Albino Felipe continua envolto em mistério, contudo, a despeito da inconsistência de provas, Antero foi arrancado da cela e, num percurso de mais de 1 quilômetro pelas ruas da cidade, foi barbaramente torturado, caindo morto, no dia 16 de agosto de 1936, no local onde foi construída uma pequena capela, na antiga saída para Goiandira. Alguns textos dão conta de que na sua “Via Crucis” Antero, ao passar diante da casa do então Prefeito Anízio Gomides, teria lhe pedido socorro o que, obviamente lhe foi negado.



O túmulo de Antero no cemitério municipal é um dos mais visitados e algumas pessoas tem por ele verdadeira adoração, dignas de um santo. Em seu túmulo chama a atenção as réplicas dos instrumentos utilizados para torturá-lo.

4 comentários:

  1. Li o livro sobre a vida e morte de Antero Da Costa Carvalho, porem me sobrepoem duvidas, visto que alem de sua morte ainda guadar mistérios o final do livro deixa a desejar sendo que o povo Sampaio fica como impunidade e o assassino verdadeiro oculto.... ainda tem muitos fatos que pelo tempo se apagaram mas o misericordioso olho que tudo vê não se deixa enganar o livro foi bem escrito com palavras e de bom conteúdo porém fico muitos fatos ainda a serem revelados..

    ResponderExcluir
  2. Antero...não deveria ser torturado e morto...punido por um crime que não cometeu.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito Antero, e sempre te vejo como um santo que foi...

    perdõe a todos e a todas que lhe julgaram sem condições exatas de provar o que anunciaram.... em breve em catalão detalhes da rica e triste história de Antereo da Costa Carvalho. Com a peça teatral ANTERO.

    ResponderExcluir
  4. Vai ter uma cia de teatro nova na cidade fazendo a peça da história dele. Vai ficar marcado na cidade. A produção do pessoal é grande, eu acho que vai ser o maior espetáculo de todos os tempos que Catalão já viu. Estou querendo ver essa peça. Tomara que dê certo para eles.

    ResponderExcluir