.

.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Padre

Esta fotografia me foi passada com a informação de ser de um certo Padre Antônio. De acordo com Cornélio Ramos houve em Catalão, no século XIX um certo padre Luiz Antonio da Costa de cuja união conjugal com Maria Cristina Rodrigues da Cunha, nasceram Maria Luíza da Costa Netto (futura esposa de Augusto Netto Carneiro); Amazília Angélica da Costa (futura esposa de Augusto Paranhos); Antônio Ludovico da Costa (futuro esposo de Jorgina Pimentel Ulhoa); e Luiz Antonio da Costa que morreu solteiro.
Nota-se, daí, que Padre Luiz Antonio é o início da formação de importantes famílias catalanas com ramificações em quase todo o Estado de Goiás. Aliás, um dos netos do padre, além de deputado federal, foi eleito governador do estado em 1954, cujo mandato lhe foi usurpado em uma contenda judicial tendenciosa, demandada pela oligarquia dos Ludovico. O nome dele é Galeno Paranhos, cuja figura aparece em algumas fotografias aqui publicadas, mais precisamente à época do centenário de Catalão.

Um comentário:

  1. Tenho absoluta certeza de que este não se trata do Pe. Luiz Antonio da Costa, mas sim do Pe. Antônio Felippe da Silveira. Ele tem irmãos que moraram em Catalão e deixaram descendência por aí.

    Por favor, a quem pertence essa foto? Estou escrevendo a biografia desse padre e seria muito útil obter uma cópia com boa resolução.

    ResponderExcluir