.

.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Informação Goyana

Definida em seu frontispício como “Revista mensal, ilustrada e informativa das possibilidades do Brasil Central”, A Informação Goyana veio à luz pelas mãos de Henrique Silva e Americano do Brasil em agosto de 1917. Foi dirigida por seus criadores até março de 1918, ficando, porém, sob a direção apenas de Henrique Silva a partir dessa última data até maio de 1935, quando foi publicado o seu último número.
Enfeixado em seis volumes, duzentos e treze fascículos, publicados sem interrupção, integram a coleção completa desse periódico, composto de modo adequado e impresso em papel de muito boa qualidade, segundo o testemunho da época, ou seja, o testemunho de seus leitores e da imprensa nacional.
Ao estampar o Brasil Central, mas especialmente o estado de Goiás, em suas mais de mil páginas, os escritores d’A Informação Goyana pretenderam tornar Goiás conhecido “lá fora”, O idealizador d’A Informação Goyana - Henrique Silva - não mediu esforços no sentido de divulgá-la. Em outros termos, a Revista circulou na Capital federal, em Goiás, nos principais estados do País e para além deste, ou seja, em alguns países estrangeiros de 1917 a 1935. (Profª Dra. Maria de Araújo Nepomuceno UCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário