.

.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Noticias do Front

As duas imagens a seguir são as primeiras páginas de O Globo. A primeira é de novembro de 1944 e a segunda de abril de 1945. Ambas trazem notícias da II Guerra Mundial. Na primeira imagem a manchete faz menção a atos de bravura e heroísmo do soldado brasileiro na frente de batalha. Uma outra matéria tem o título "Nas mãos de 4 grandes potências a paz do mundo" e cita a Conferência de Dumbarton Oaks. Esta conferência trata-se, na realidade, de uma série de conferências realizadas quase no fim da II Grande Guerra entre Agosto e Outubro de 1944. Esta reuniu primeiro os EUA, o Reino Unido e a URSS e, mais tarde, os EUA, o Reino Unido e a República da China. Foi nestas conferências que se delinearam os primeiros projetos daquilo que viria a ser as Nações Unidas e a comunidade internacional do pós-guerra.
Estes quatro países, juntamente com a França (então ainda ocupada pelo III Reich) viriam a constituir o grupo dos membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na segunda imagem a manchete tem o titulo "Rendeu-se a FEB toda uma divisão da Wehrmacht".
Wehrmacht é um termo alemão que significa "Força de Defesa", e que pode ser entendido como meios/poder de resistência) foi o nome do conjunto das forças armadas da Alemanha durante o Terceiro Reich entre 1935 e 1945 e englobava o Exército (Heer), Marinha de Guerra (Kriegsmarine), Força Aérea (Luftwaffe) e tropas das Waffen SS (que apesar de não serem da Wehrmacht, eram frequentemente dispostas junto às suas tropas).
Outras matérias dão conta do fuzilamento e Benito Mussolini e de que Hitler teria morrido em seu QG, em Berlim. Vários catalanos estiveram no front italiano e um deles, Ademar Ferrugem, morreu em combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário