.

.

terça-feira, 21 de junho de 2011

História do mundo, história de todos

A história tem mostrado que a repercussão dos acontecimentos não se restringe aos limites fronteiriços do local onde ocorreram. Ainda mais depois do advento da globalização. Por menor que seja a notoriedade dos personagens envolvidos e dos fatos decorrentes de conflitos, mortes, desenvolvimento tecnológico, descobertas, encontros, etc, o fato é que, de alguma forma, sempre haverá implicações na vida de um grupo, de uma comunidade, de uma população. Veja-se, por exemplo, o assassinato do presidente Kennedy. Certamente que, do ponto de vista político, teve significativas implicações no ambiente político do Brasil. Vivia-se na época, um período de extrema ebulição nas relações internacionais por conta do acirramento dos ânimos entre ocidente e leste europeu posto que a Guerra Fria tratava de esquentar o clima mundial. A morte de Kennedy foi uma parada brusca no movimento das atitudes mais moderadas da política imperialista norte americana. Caso Kennedy não tivesse sido assassinado, o golpe militar no Brasil teria logrado êxito? É uma questão que merece uma discussão das mais aprofundadas.
A fotografias a seguir são alguns exemplos de eventos que, de alguma forma, influíram no cotidiano das pessoas no mundo todo, pois que forneceram combustível para colocar em movimento todo o mecanismo social do planeta. 


O assassinato de John F. Kennedy (1917- 1963), o trigésimo-quinto Presidente dos Estados Unidos ocorreu a uma sexta-feira, 22 de Novembro de 1963, em Dallas, Texas, Estados Unidos às 12:30 CST (18:30 UTC). Kennedy foi mortalmente ferido por disparos enquanto circulava no automóvel presidencial na Praça Dealey. Foram feitos 3 disparos dos quais o segundo e terceio acertaram o presidente. O ferimento na garganta é a saída da primeira bala enquanto a segunda atingiu a cabeça de Kennedy. Foi o quarto presidente dos Estados Unidos a ser assassinado, e o oitavo que morreu no exercício do cargo.

Fotografia que mostra a primeira loja da rede de Fast food Mcdonalds. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches.

O Corcovado antes de receber o Cristo Redentor


As duas fotografias acima mostram o Morro do Corcovado em duas épocas distintas: a primeira antes da construção do Cristo e a segunda durante a cosntrução da estátua. Ela está localizada no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurada às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Ainda hoje, algumas pessoas dizem, erroneamente, que o monumento foi um presente da França para o Brasil, quando, na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias por todo o país, com o projeto de autoria e chefia do engenheiro Heitor da Silva Costa. Da França, vieram, apenas uma réplica de quatro metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski.

Encontro entre o Papa Pio XII e Adolf  Hitler

Judeus no campo de concentração à espera da morte
 Nascido Eugênio Pacceli, Pio XII liderou a igreja cat´lica de 1939 a 1958. Seu pontificadoa ainda hoje é motivo de debate por conta de sua ligação com o governo fascista de Mussolini e donazismo de Hitles ao tempo da II Guerra. Há, entre os cientistas pesquisadores, quem advogue a teoria de que, em troca de alguns, digamos acordos a igreja tenha feito vista grossa aos desmandos e perseguição promovidos pelo EIXO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário