.

.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Catalana no Governo Federal

Maria Clara em Istambul

"A goiana de Catalão, Maria Clara Netto Oliveira (52), no início de setembro foi nomeada e empossada no cargo de diretora do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional.
Maria Clara residiu em Anápolis com os pais, Minerval Benedito de Oliveira e Maria Therezinha Netto Oliveira. No Colégio Auxilium e São Francisco, cursou e concluiu o primeiro e segundo graus, transferindo-se para Brasília, onde ingressou no ensino superior. É graduada em “Administração”, pós-graduada “Lato Sensu” em "Engenharia Econômica", em "Administração Financeira", especializada em “Planejamento e Orçamentos Públicos” e portadora de Certificado de língua inglesa da University of Cambridge, Inglaterra.
Contratada, através de concurso, pela Empresa Pública Federal CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, em abril de 1978, exerceu os cargos de Assistente do Diretor da Área de Operação e Produção; de Chefe da Divisão de Planos e Programas; de Chefe da Divisão de Programação e Orçamento; de Coordenadora de Orçamento; e de Assessora do Presidente.
Adquiriu ampla experiência profissional nas áreas de planejamento e orçamentos públicos, tendo participado na elaboração de todos os planejamentos plurianuais do Governo Federal, desde a Constituição de 1988, exceto no editado em 2007, quando se encontrava prestando serviços ao Poder Legislativo. Detém experiência, também, na gestão de convênios com a administração pública federal e em licitações e contratos administrativos.
Em 1989, integrou grupo de trabalho da CODEVASF em visita técnica e de intercâmbio tecnológico a projetos e atividades agropecuárias da Hungria, no Leste Europeu. Cedida para a Câmara Federal, ocupou o cargo de Secretária Parlamentar por cinco anos, de 2003 a 2008, atuando nas áreas legislativa, de planejamento e orçamento e de redação e revisão de discursos. Em maio de 2008, retornou à CODEVASF para ocupar o cargo de Gerente de Gestão Orçamentária, de onde se desligou em setembro de 2011 para assumir a Diretoria do Ministério da Integração Nacional. A trajetória e conquistas de Maria Clara, como ela faz questão de proclamar, “foi galgada pela vontade divina, aliada à firme disposição de enriquecer e aprimorar conhecimentos, de superar limites e na crença de poder contribuir com o trabalho para o bem comum, nas áreas de influências dos órgãos a que serviu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário