segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vista frontal do Posto JK em um dia qualquer de meados da década de 1970/80. Ao fundo, à direita, a Cavel, inaugurada que foi por volta de 1974/5

Vista áerea de Catalão na década de 1980. Observem que o novo Fórum e o auditório do Tribunal do Júri ainda não haviam sido construídos. Estas repartições seriam construídas na administração de José Moreira que fora eleito prefeito em 1992. O Supermercado Super Nicolau e, em frente, a distribuidora de produtos Antárctica. O Supernicolau não demoraria para fechar suasportas e, em seu lugar, seria instalada uma loja da rede LOJAS DICK, de móveis e eletrodomésticos. A sede dos Correios ainda em sua versão original, a casa onde morou o Prof. João Martins (onde hoje existe uma loja da L'aqua di Fiori). Enfim,dos muitos imóveis vistos na imagem restam, tão somente, lembranças, locais de memória.  

A hoje Rua Americano do Brasil. Neste sobrado funcionava a Padaria Princesa com a razão social
Paschoal & Mori. No imóvel adiante funcionava um salão de barbeiro e aquele que aparecede jaleco branco, certamente era o barbeiro. Lá ao fundo, imóvel onde hoje funciona consultório de terapia do Dr. José Américo. Bem à direita, imóvel de Jorge Elias (Jorge Sapateiro) e onde seu filho, Naim, abriria a Casa Elias, de tecidos, cama, mesa e banho.

O Médico/Ecritor/pescador Dr. Jamil Sebba, nascido em 25 de julho de 1913, no Distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Filho de Antônio e Zaquia Sebba, casou-se com Odete Faiad e tiveram 3 filhos: Jardel, Nora e Jamil filho, falecido aos 24 anos, quando, ainda, era estudante de Medicina, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Banco do Estado de Goiás em sua última configuração arquitetônica, na década de 1990. Adquirido pelo Itaú, ficava na Praça Getúlio Vargas onde, hoje, funciona uma das duas agências do Itaú.

O farmacêutico Prof. João Martins Teixeira, pioneiro nos exames laboratoriais em Catalão. Criou o primerio laboratório de análises clínicas em Catalão, na Santa Casa. Curiosamente, a partir de um método desenvolvido por um cientista argentino, realizava exames de gravidez utilizando sapos. Para tanto, mantinha um criatório de sapos com os quais realizava um revezamento pois que um sapo só poderia ser utilizado em novo exame alguns dias após ter sido utilizado. Sua esposa, Da. Shirlei é, também, farmacêutica, e ambos estudaram e se diplomaram juntos, na mesma faculdade.

Um comentário:

  1. legal ver essa foto, meu avo ta parecido comigo

    ResponderExcluir