.

.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

É bem possível que esta imagem seja da década de 1970. A Torre do relógio ainda de pé, à esquerda o escritório da Saneago ao lado do Banco Mercantil. Notem que o Ed. Aguiar de Paula, o primeiro com mais de 10 andares a ser erguido, não aparece.


Esquina da Av. 20 de Agosto com Rua Egerineu Teixeira. Fotografia de fins da década de 1970. Do lado direito um Caminhão Alfa (FNM) com o escudo do Flamengo estampado no lameiro traseiro. À esquerda, vemos um Dodge Dart que, provavelmente, pertencia ao Prof. Chaud. O Foto Catalano e A Principal Tecidos. No sobrado à esquerda funcionou armazém que pertencia a Adib Elias, pai do ex-prefeito. Posteriormente, seu irmão, o Dida, inaugurou ali o Stalo Lanches, que por anos foi o "point da cidade". Reparem que havia um sinaleiro no cruzamento. 

Ao fundo, o casario onde era a residência de Da. Diva. Ali, numa época posterior, funcionava o Bar das Vitaminas. Lá pelos idos de 1936, sob a administração do prefeito Diógenes Dolival Sampaio, o então Jardim Público sofreu enorme reforma e ganhou luminárias, bancos e e passeios. Com o passar dos anos, o logradouro foi ganhando mais benfeitorias. Aqui nesta imagem é possível notar que o Monumento ao Pracinha, inaugurado em agosto de 1946, já estava erguido o que indica que esta fotografia é, portanto, de meados para fim da década de 1940. Existe um banco que ainda pode ser vista na praça, com uma inscrição datada  de 1956. A imagem não é muito nítida, mas, suspeito que ele seja o que pode ser visto acima do tanque.

Cruzamento das ruas Moisés Santana com Moisé Salomão e, ao que tudo indica, houve naquele momento, um acidente de trânsito envolvendo a camionete que aparece em primeiro plano. Uma aglomeração de populares, a frente da camionete destruida, e igualmente danificada está a frente do Ford Berlina que aparece ao fundo, no meio da rua. À direita um policial e um triângulo de sinalização na rua. Pelas característica do Ford Belina, ele é do ano de 1974 e pelas roupas das pessoas (calças boca de sino) esta imagem é da década de 1970.

Rua Nassim Agel sendo preparada para receber calçamento de paralelepípedo os quais existiam até há pouco tempo. No galpão placa indicando tratar-se de Oficina mecânica especializada em Willys (referência à marca norte americana Willys Overland). Neste local está hoje a Rádio Liberdade FM. O imóvel que aparece na esquina existe até hoje e pertence à família de Helena Salles, filha do imigrante árabe Antônio Salles. Estando no local o observador poderá ver no alto o ano de construção do imóvel: 1935.

Nesta fotografia de pelos menos uns 20 anos adiante da anterior e que mostra as obras da Estação Rodoviária, onde viria a ser construída a sede do executivo municipal, é possível ver o mesmo imóvel mostrado na outra imagem.

Chácara do Professor Chaud que fica às margens da BR 050 na baixada dos Buritis, antes do trevo das mineradoras. Este local foi palco de graves acidentes. Num deles, ocorrido em meados da década de 1970, num choque frontal entre dois veículos, 4 pessoas de uma mesma família morreram. Uma quinta vítima do outro veículo, veio a falecer pouco tempo depois. Nesta imagem vemos um Opala com a frente amassada e fora da pista. Provavelmente envolveu-se em um acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário