.

.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Fotografia do inicio da década de 1980 mostra uma Catalão ainda com muitos espaços, principalmente na região central da cidade. O edifício Da. Samira ficou muito tempo com a obras paralisadas. Na imagem pode-se ver que apenas o primeiro piso havia sido erguido. Segundo informações a torre ficou pronta por volta de 1987. Ao lado da Nova Matriz havia uma horta comunitária e aqui ela pode ser vista. No bairro Ipanema poucas casas e ainda é possível ver o local que foi utilizado para construir uma pista de Motocorss que abrigou algumas etapas do campeonato goiano. A rodovia para Goiânia ainda era de chão, ela foi pavimentada pelo governador Iris Resende e ficou pronta em 1984. O hotel Lindóya ainda não existia e o Banco Itaú da Av. 20 de Agosto ainda estava em construção (observem os tapumes brancos). 

 Uma das obras mais importantes de Catalão é a canalização do Córrego Pirapitinga. Iniciada na administração de Silvio Paschoal, a benfeitoria causou polêmica por conta da desapropriação da faixa
de imóveis que ficam nas margens. Fora isso, os benefícios foram muitos. Na fotografia, além do prefeito Silvio Paschoal, estão seus irmãos Enio e Júlio, o engenheiro Helio Levy, que foi Deputado Federal por Catalão.
Imagem aérea de parte do Bairro São e Bairro das Américas. Na parte de baixo a praça que compunha a antiga sub-estação Rodoviária. 

A agência do Banco Regional de Brasília (hoje Igreja Universal) escritório da Saneago e Banco Mercantil. No fundo do Edifíco dos Faiad, quadra de esportes (hoje Posto Bretas). Onde hoje está a Montana Veículos, na esquina da praça Getúlio Vargas com a Rua Cel Afonso Paranhos (rua estreita), em 1987 foi instalada ali a HE Pneus, que pode ser vista no canto esquerdo inferior da imagem. Onde hoje está a Eletrosom, o lote ainda vazio; em seguida o Pastelzinho e a Imobiliária Escalada; a casa de Dr. Jamil (hoje Magazine Luíza). A fotografia não mostra, mas, acredito que onde hoje está a Ricardo Eletro, nessa época existia agência do Banco Econômico. Um detalhe interessante nesta e nas demais imagens aéreas, é a inexistência de antenas parabólicas.

Um comentário:

  1. Vários ônibus estacionados na Avenida Raulina,neste local foi o ponto final da Transduarte durante muitos anos, antes de ser transferido para onde hoje é o restaurante popular. Havia um pequeno escritório, onde hoje é o Disque Bebidas e os usuários não tinham o menor conforto. Acho que nada mudou 30 anos depois.

    ResponderExcluir