.

.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Magro x Gordo

Tradicional evento dentro das comemorações de 20 de Agosto, é a partida de futebol entre as agremiações dos Magros e Gordos. Dos craques "Magros", aqui mostrados, a maioria mantém a forma. A exceção fica por conta do goleiro Nery Mesquita que, dado o seu preparao físico, já passou para o time dos Gordos.

Desfiles


Dois momentos das comemorações de 20 de Agosto em épocas distantes. Na primeira fotografia a fanfarra do Colégio Anchieta passando em frente ao antigo Mercado Municipal e na segunda foto, as escolas perfilando no gramado do Genervino da Fonseca, na década de 1960.

Futebol amador

Futebol amador em Catalão sempre foi uma modalidade esportiva que consta na preferências dos desportistas da cidade. Em muitos casos serve de cabo eleitoral. Na fotografia acima vemos Dr. Silvio Paschoal, Dr. Enio Paschoal posando junto a um dos vários times amadores que disputavam torneio local, na década de 1970.

Formatura

Turma de formandos da Escola Paroquial São Bernardino de Siena

Casas Pernambucanas

Residência do ex prefeito Cyro Netto, na Av 20 de Agosto e alguns de seus familiares. O imóvel existe até hoje e pertence à familia de Dorileno Netto, irmão de Cyro. No poste de madeira da iluminação pública propaganda da Casas Pernambucanas.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Miss Catalão

Fotografia que mostra algumas das candidatas a Miss Catalão, na década de 1970. O clique é do Bomba e o ocal é o Salão de Festas do Colégio Estadual Jão Netto de Campos.

Catalão

Fotografia da década de 1960 tirada no alto do Morro de São João. O de óculos escuros é o fotógrafo "Bomba". Nesta fotografia é possível ver algumas das principais edificações da cidade e que permanecem até os dias atuais: a Santa Casa, a Fundação Wagner Estelita Campos, o Cinema, o Ed. Heloísa (onde ficava a Iracy Mercearia), a Velha Matriz, a capela do Mãe de Deus. O que está mais à direita me parece ser Aldemar, filho de Jorge Fain e que hoje reside em Brasília.

Cine Real - não foi o primeiro

Fotografia que mostra a inauguração do Cine Real. Publicada em um revista que circula em Catalão, traz a informação de se tratar do primerio cinema de Catalão, o que não é verdade. Antes dele, existiram pelo menos duas salas de exibição. Um deles, o Cine Guarany, funcionava na hoje Av. 20 de Agosto, próximo à Farmácia Felicidade, onde existe uma loja de produtos hospitalares. Era conhecido como o Cinema da Diva, numa referência à sua proprietária. Um outro, anterior ao Cine Guarany, funcionou obde hoje está a Farmácia N. Sra. de Fátima.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Irmãos Bretas Netto

Os irmãos Marcelo, Gustavo e Marcos, filhos de Cyro Netto e Aida Bretas Neto. São netos de Rita Paranhos Bretas. Marcelo e Gustavo residem em Goiânia e Marcos é empresário do ramos de auto escola em Catalão

Cyro Netto em visita à Cachoeira Dourada.

Cyro e Antônio

Cyro Netto na companhia de um dos moradores ilustres de Ouvidor, Sr. Antônio Goulart.

O Prefeito Cyro Netto

O prefeito de Catalão, Cyro Netto, no lançamento da pedra fundamental de uma escola no ainda Distrito de Ouvidor que fazia parte do município de Catalão. Ouvidor foi emancipada em 1953.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Luto

Faleceu neste sábado, 18 de fevereiro de 2012, em Goiânia, Dona Elza Leite, esposa do ex-prefeito Ozark Leite e mãe da Miss Catalão Olinda Leite. À família enlutada o NOSSOCATALAO apresenta seus sinceros pêsames.

Apóia os Calangos

Mirna Paschoal, Beatriz Teodoro, Vaneli, Tania de Faria. Na parede uma faixa de apoio à Escola de Samba Unidos do Calangão ou, simplesmente, Os Calangos.

As amigas

Beatriz Teodoro, Mirna Paschoal e Heloísa Teodoro.

Unidos do Calangão

Mirna Paschoal, Soraia Paranhos, Mércia da Paixão e Renata Paranhos no Carnaval. Esta fotografia é do final da década de 1970 e as garotas faziam parte da Escola de Samba Unidos do Calangão

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Acidente

Acidente de trânsito ocorrido próximo ao cruzamento das Av. José Marcelino e Brasil (hoje Farid Miguel Safatle), envolvendo um caminhão que bateu na traseira de um microônibus. Já naquela época, por volta do final da década de 1970, início de 1980, o local já carecia de um sinaleiro. Hoje, com o tráfego aumentado em muitas vezes, não existe sinaleiro. Uma rotatória muita mal planejada, totalmente fora dos padrões aceitáveis, foi colocada no local.

No Bar Antárctica

Um dos locais de sociabilidade dos mais frequentados em seu tempo foi o Bar Antárctica, de propriedade de José Pedro (em pé). O Antárctica funcionou onde hoje está instalada a Igreja Universal do Reino de Deus, na Av. 20 de agosto, em frente à Praça Getulio Vargas. Ele antecedeu o Bar e Restaurante Irapuan. Na fotogafia estão presentes, da esquerda pra direita: Mauro (Pinguim), Macaúba, Pinduca, Zé Martins, Silvio Salomão, Geraldo Boaventura e Edinho Madruga.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pai e filho

Farid Miguel Safatle e seu filho Elias Farid Safatle. Elias viria a desposar Maria Paschoal. Faleceu precocemente de enfermidade cardíaca quando contava 43 anos.

Sebastião

Uma das figuras mais popular da cena urbana de Catalão: Sebastião Amola Faca ou, simplesmente, Bastião Molafaca. Vivia vagando pelas ruas em passos rápidos e descalços, porém apequenados pela sua baixa estatura. Era pessoa calma, conhecia todo mundo e era fanático por bandas de música. Vivia imitando instrumentos de sopro. Todavia, quando alguém o chamasse pelo apelido ele ficava totalmente transtornado, xingava, jogava pedra e rasgava as próprias roupas.

e um Fusca

Nery Mesquita e Pedro Marin e um Fusca

A Rádio Cultura de Catalão começou a ganhar corpo em outubro de 1954. Vencidos os trâmites buroccráticos, o empreendimento, de iniciativa de José Miguel Chaud (irmão do Prof. Chaud), foi oficialmente autorizada a funcionar em abril de 1956. A Rádio Cultura, desde então, passa a se confundir com a própria história de Catalão. Nas duas fotografias acima, clicadas nos estúdios da emissora mostram Marcos Cardoso (na primeira imagem) e Nery Mesquita (na segunda) no tempo em que funcionava no prédio da Escola Paroquial. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Morrim





O Morro de São João, o Morro da Saudade ou, simplesmente, o Morrim fotografado em 4 épocas diferentes, desde os primórdios da capela e, por último, o altar. Várias são as lendas que têm como cenário o Morro de São João e que envolvem romances, aparições e eventos pitorescos. Chamado, também, de Colina dos Poetas, comenta-se a que a primeira capela tenha sido erguida por 3 indivíduos de nome JOÃO. Em 1919 a primeira capela já existia e a partir do início da década de 1940 a capela ganhou a forma que se mantém até hoje. Até 1950 ali eram rezadas missas e, no dia 24 de junho eram realizados batizados. Além da cosntrução que foi refeita em 1940, o altar foi, radicalmente, modificado para atender, conforme dados levantados, ao concílio Vaticano II.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Formatura do Anchieta

Festa de formatura de 8º serie do anchieta.
Antonio Alvino,Marcelo Goulart, Guilherme Pimenta (convidado), Tony Aires, Dr. Arnaldo (padrinho), Leonardo Ferreira, Marco Aurelio, Naim Jorge, Tony Mara Jose, Eduardo Gomides, Laercinho, Silas, Kleiber, Elias Safatle.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Antes do baile

A turma fazendo uma prévia antes do baile, provavelmente no CRAC. Aqui, o local é a Panificadora. De camisa listrada, Wanderley Nicoletti, um dos irmãos proprietários do estabelecimento. Entre os demais reconheço Haroldo Campos, com a mão espalmada. Observem atrás de Wanderley um cartaz anunciando a atração no cinema: Os Dez Mandamentos. O filme, uma narrativa romanceada da vida de Moisés, é uma produção norte-americana de 1956, estrelado por Charlton Heston, no papel de Moisés.

Estudar em Moscou?

1974 foi o último ano em que morei em São Paulo. Antes que minha mãe anunciasse a decisão de mudar para Goiânia, eu havia encaminhado correspondência à Universidade da Amizade dos Povos "Patrício Lumumba", em Moscou, solicitando informações sobre como ingressar em um curso daquela escola que, à época, era uma das mais conceituadas do mundo. Acima, imagem do que restou do envelope, já bastante deteriorado pelo tempo. A resposta, em espanhol, está em algum lugar aqui em casa, e nela me orientaram a procurar o Instituto Cultural Brasil-URSS. Com a decisão de mudar para Goiânia, meus planos, também, sofreram mudanças.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Prefeito eleito em 1947

Fotografia de 1947 mostra o casal Maria Izabel e João Netto de Campos. Esta fotografia foi tirada por ocasião da eleição de João Netto à prefeitura de Catalão. Foi a primeira eleição para prefeito com voto direto. Antes disso o prefeito era indicado.

A Casa

A casa onde morou Bernardo Guimarães em seus primórdios, em fins do século XIX. Aqui a porta ficava na lateral da casa.

TV Pirapitinga

Inauguração da TV Pirapitinga

A serviço da saúde

A equipe da Santa Casa de Catalão. Médicos, enfermeira(o)s, profissionais de várias áreas e serviços médicos que desde 1959 vêm dando à população de Catalão e região assistência médica de qualidade, apesar das dificuldades que toda entidade filantrópica dessa natureza enfrenta.

Lua

Carro alegórico que mostra as conquistas da humanidade, entre elas a ida do homem à lua. Ao fundo, o Cine Teatro Real.

Aos artistas

Carro alegórico que homenageia artistas catalanos, emdesfile pela Av. João XXIII, em frente ao local onde, hoje, está a sede da Rádio Cultura. À direita, ao fundo, o antigo prédio da refinaria de açúcar com sua chaminé. Esta refinaria pertenceu a Antônio Miguel Jorge Chaud.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DE 0157

Foto da década de 1970 tendo como cenário a Igreja de São João, noalto do morrinho. Anibal Margon posando ao lado de seu potente Fusca 1300 ano 1969/70. Detalhe: durante muito tempo as letra "DE" compunham a combinação alfa-numérica das placas.

Ponte

Esta fotografia, de 1974, é de autoria de Anibal Margon. Segundo ele, esta é a ponte sobre o Pirapitinga, da antiga Rua Madre Esprança Garrido, hoje Rua Nilo MArgon (esquina com a Av. Raulina). Pelo vão da ponte enxerga-se o gramado do Genervino da Fonseca e no canto superior esquerdo do vão, aparece o Col. Est. João Netto de Campos. Com a canalização do Pirapitinga, a ponte perdeu sua forma original.

Wilson Barbosa

Wilson Barbosa, genro de Pio Gomes, foi figura destacada em Catalão, principalmente por seu comprometimento com a educação. Aqui ele aparece na condução de uma fanfarra colegial emdesfile havido no gramado do Genervino da Fonseca.

JEEP

Lúcia (à esquerda) filha de Geraldo Martins Teixeira e Júlia Salles com os primos Suely, José Maurício (no colo) e José Silvio. O local é na fazenda de Geraldo Martins Teixeira, filho de Seu Olegário e Da. Clotilde. O veículo, um JEEP, provavelmente, de meados da década de 1950.

Saudade

Saudade, meu bem, saudade / Saudade do meu amor