.

.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Baile das Mães

Baile em Homenagem às Mães, no CRAC no final da década de 1970. Alberto Frederico Campos e Mércia Netto da Paixão.

Carnaval no CRAC

Carnaval no CRAC na década de 1970. Cláudia Campos Marot, Miriam Salviano, Amélia,
Mércia e atrás, Roberto Paschoal, o Betonça.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bar das vitaminas

Vista da Rua Juca Cândido, a rua estreita. Ao fundo, à esquerda, Imóvel que pertenceu a Dona Diva que fora proprietária do Cine Guarany. Ali, por muito tempo, funcionou o Bar das Vitaminas. À época desta fotografia ela já funcionava. No olocal onde hoje está o banco Itaú, nesta época funcionava a Discauto - Dist. Catalana de Automóveis - concessionária Volkswagen. Observem o luminoso acima da Kombi estacionada. À esquerda, a casa do Dr. Lamartine que até hoje conserva sua arquitetura..

Tonim

Este é o conhecido Tonim Pires.

Dina Pepe

Figura folclórica da cena urbana de Catalão: Dina Pepe. Ela era comumente vista nas imediações do Bar do Abi, na Av. José Marcelino.

Profª Rosentina

Prof. Rosentina de Sant'Anna, a Dona Yaiá que aparece no centro da imagem ladeada por seus alunos do Externato Santana.

Professores

Prof. João Martins Teixeira e Prof. João Margon com Dudu Paschoal, Antônio Simão, Paulo Abrão, Humberto Margon, Cesar da Art Festas (atrás do Paulo Abrão). Os demais...
Esta fotografia, dos anos 1960, foi clicada na Praça Getúlio Vargas, emfrente ao Empório Goiás.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Boa pesca

Que bela pescaria. Centenas de quilos de peixe (pintados em sua maioria). Marcos (sentado no parachoque da Kombi), Wilson Oedenkoven (sem camisa). Hoje, uma cena dessa é, praticamente impossível em função da fiscalização da polícia florestal. Esta fotografia é de 1981.

Dourado

Antônio Granado, filho do popular Tonim Português exibe um belo exemplar de Dourado
Carlos Goulart, Sérgio Saad, Paulo Safatle e Paulo Abrão.

Desfile

Desfile estudantil do Colégio Mãe de Deus na descida da Rua Dr. William Faiad, abaixo da Av. 20 de Agosto.

Charuto

Os encontros festivos da colônia árabe sempre são marcados pela fartura. Na imagem acima, acredito ter sido clicada na residência do comerciante árabe Nicolau Abrão, que aparece na cebeceira da mesa. Estão presentes: Nadima Safatle, Maria Paschoal, Moisés Salomão, Calixto Isaac, entre outros. Em primeiro plano uma travessa repleta de "mafufo" ou charuto que, além de folhas de couve e repolho é feito com folhas de uva.

Olinda

A futura vereadora Vanja Paranhos em Olinda - PE

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Debutantes

As debutantes Ana Maria Guimarães, Kenia Damião, Soraia André, Cleide Pires, Débora, Íris Rosa, Tânia Tartuci e Beatriz Fayad com a madrinha Mariinha Braga Paschoal.

Aniversário

Fatinha e Thóia, Márcinho Abrão, Jorge Elias, Marion e Maria Helena, Miguel Dayub e sei filho Vitor (atrás),
Wanda e Wilson Faiad em festa infantil no salãode festas do Col. Anchieta.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Da. Maria Abadia Coelho de Mesquita


Na primeira fotografia Dona Maria Abadia Coelho de Mesquita lavando roupa no riacho do Pasto do Pedrinho. Dona Maria é mãe de Eva (nora do Cândido Carteiro, esposa do filho Ângelo Antônio) e que aparece na segunda fotografia com 7 de seus irmãos e com sua mãe, Da. Maria Abadia. No colo de Da. Maria está Laerte e da esquerda p direita, Geraldo, Augustinho, Artur, Evita, Eva, Antônio e Guimarães. Ainda não havia nascido João. Dos 9 filhos apenas 4 estão vivos, João, Laerte, Geraldo e Eva.

Fábrica de bloquetes

Esta fotografia já foi publicada. Todavia, tendo recebido novas informações sobre quem são estas pessoas, eu a republico.Nela estão da esquerda p direita Manoel, Nestor, Onofre Francisco, Antônio Rita(Rei da irmandade Nossa Senhora do Rosário), Laurentino, Jesus, Aníbal, Onofre, Antônio, Sinvaldo, Negão,?, Ângelo Antônio (filho de Seu Cândido Carteiro) e Homero.A foto é em frente à fábrica de bloquetes do então Prefeito Paulo Humel. Segundo relatos de Ângelo Antônio, foi uma época muito difícil, trabalhavam muito e passavam até 7 meses sem receber da Prefeitura. De todos da foto, apenas Jesus, Onofre, Negão e Ângelo estão vivos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Correio


Este é Candido Antônio de Oliveira, conhecido por Cândido Carteiro. De acordo com informações fornecedias pelo neto Fausto, Cândido Carteiro fora o primeiro carteiro em Catalão tendo atuado num período de aproximadamente 40 anos, entre 1930 e 1970. Na primeira fotografia, de 1966, ele aparece de uniforme de trabalho com os netos José Angelo (falecido), Beto e Cidinha, ambosfilhos de Ângelo Antônio. De acordo com Fausto, ele foi um dos primeiros moradores da localidade conhecida como Rua da Grota, cuja residência, por ele construída na década de 1950 e onde mora seu filho Antônio Cândido. No dia 13 de maio próximo, Cândido Carteiro completaria 100 anos.

 As duas fotografias acima mostram o quepe de Cândido Carteiro preservado pela família até hoje. Detalhe interessante é que na parte de dentro do quepe vinha estampado o mapa do Brasil.
 A identidade funcional de Cândido Carteiro: Condutor de Malas

Carteira de Identidade de Cândido Carteiro.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

As seis fotografias a seguir foram extraídas de O Catalão

Nicolau Abrão

Marion Abrão, ?, Dr. Dirceu Paes e João Abrão. Ao fundo,à esquerda em pé, o campeão pelo CRAC, Lázaro Domingues. À direitabem ao fundo, de frente, o imigrante árabe, Nicolau Abrão manejando uma chopeira. O local me parece ser o quintal da casa de Nicolau. Ali, as festas iam longe com muito carneiro, leitoa e muito chope.

Filha de Ozark Leite

A formanda Suzete Elias, irmã de Adb Elias, no momento em que discursava durante cerimônia de colação de grau, no palco do Anfiteatro do Colégio Mãe de Deus. Ao fundo, Wilson Barbosa e Dr. Jamil Sebba. A garota loira é Ênia Leite, filha do ex-prefeito Ozark Leite, é falecida.

Para Prefeito

Material de propaganda da campanha de Dr. Silvio Paschoal e João Moreira em 1971. Eles foram vitoriosos e, na disputa, derrotaram a chapa de Haley Margon e Carlos Cesar Elias ( o Dida - irmão de Adib Elias) que eram do MDB. Dr. Silvio e João Moreira sucederam a João Netto e José Teodoro.

Em campo, a paixão nacional



O futebol desde há muito é a paixão nacional não só do brasileiro, mas de vários outros países. Esta 3 fotografias mostram futebolistas, em sua maioria catalanos, em suas agremiações formadas no amadorismo e, no caso do CRAC, como profissionais. A primeira e treceira fotografias foram tiradas no gramado do Genervino da Fonseca. Em mabas é possível ver, ao fundo, a quadra de esportes. Na primeira fotografia, no canto superior à direita, pode ser visto o prédio do Alvim, que fica na Av. 20 de Agosto. Na terceira fotografia entre os jogadores destaque para Oliveiros Gomes Pires (o quarto da esquerda pra direita, em pé) e o atacante Hosana (o quarto agachado) que era natural de Goiandira. Ambos são falecidos. A propósito, o amigoleitor saberiadizer quantos jogadores do CRAC de hoje são catalanos? Nem um sequer.
Na segunda fotografia notem que o campo é de terra batida e figuras conhecidas compõem o esquadrão: Beto Xibiu, Pereco, Zé tomate, Eurípedes Macedo, Jair do Taco (AABB), Rocha, Jurandir, Abadio...
Na primeira foto, José Tomás (Zé Tomate) e Jair.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Do alto do Anchieta

Av. 20 de Agosto em uma tomada do alto do prédio do Colégio Anchieta. Os bloquetes já assentados indicam que esta imagem é de final da década de 1960, início de 1970. 2 Rural Willys trafegam pela avenida. Do lado direito os imóveis existentes à época deramlugar a outras construções. O prédio onde funcionou a Casas Pernambucanas ainda é o mesmo até hoje. A torre com o relógio ainda estava de pé.

Lourival e Felicidade

A família de Lourival Álvares de Campos e Felicidade Netto de Campos. O local me parece ser na residência da família, situada na Av. 20 de Agosto, ao lado do Cantina's. Estão presentes filhos, netos, bisnetos, genros, noras.
Onofre, filho de Olegário e Clotilde, Mônica, filha de Frederico Campos, com a filha Beatriz.

Da Família de Olegário e Clotilde

Luzia, filha de Olegário e Da. Clotilde, com as crianças Didi, Beatriz, Paulo e José Olegário.
Silvio Cesar Paschoal, Raulina Paschoal (neta de Raulina Fonseca Paschoal), Marcial Campos Teixeira e Adriana

Formatura

Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus, dezembro de 1.982, formatura Oitava série. Padrinhos: Haley Margon Vaz e Graça Medeiros. Na foto: Haley Margon Vaz, Edsonilda, Alexandre Medeiros, José Veríssimo Teodoro Morais, Silvio César Paschoal, Márcio, Graça Medeiros, Ivan Roquete Macedo, Roberto Damião, Fernando Resende Carneiro, Marcial Campos Teixeira, Maria Etelvina Moraes, Fabiana Paranhos Netto, Marc...Maria Amélia C. Guimarães, Fernando Carneiro, Angela de Paula, Maria Etelvina Morais, Adriana Granado, Joze Verissimo Teodoro Morais e Katya Estrela Netto.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dupla dinâmica

Osires Ulhoa (montado no jegue) e Lázaro Domingues (campeão pelo CRAC e, 1967). Osires, que mora em sua fazenda em Campo Alegre, e Lázaro, já falecido, pescadores contumazes. Nesta fotografia, acredito, pode ter sido por ocasião de alguma pescaria em águas baianas. A presença de um jegue pode ser um indício.

Rumo a Caldas

Fotografia que mostra parte da comitiva que saiu de Catalão rumo a Caldas - MG (não é Poços de Caldas) onde um selecionado de Catalão faria um amistoso contra o time local. Mas qual a ligação da cidade de Caldas com Catalão? A família Nicoletti. Fiore Nicoletti e os filhos Mário, Irineu e Wanderley foram os responsáveis pela condução de um dos locais mais lendário do lazer gastronômico de Catalão: a Panificadora São José. Vindos de Caldas, os Nicoletti arregimentaram uma verdadeira legião de amigos e companheiros de farras. Nesta fotografia da esquerda pra direita: Edir, Dimas Pires, Mário e Wanderley Nocoletti, Silvio Salomão e Carlos Alberto Araújo.

Tá nervoso? Vai pescar!

A pescaria desde há muito compõe a lista das preferências de lazer, não só do catalano, mas de uma boa parcela da população nacional. As 3 fotografias a seguir mostram diferents grupos de catalanos em plena atividade pesqueira. Ao longo do tempo quantas não foram e quantas não são as excursões aos locais mais, digamos, badalados, aos pesqueiros mais afamados: Pantanal, Xingu, São Francisco. Por aqui, os Rios São Marcos, Veríssimo e Pranaíba fazem parte do roteiro da classe econômica mas não menos divertido e farturento.


Osires Ulhôa exibe um Pintado e um Dourado

Jorge Democh (escamando o peixe) e Liquim com um belo exemplar.

José Salles, segurando o peixe, João Teófilo, Elias Safatle