quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Uma fazenda

Esta fazenda situa-se na margem da GO 330, sentido Catalão-Goiânia. É a última propriedade, à esquerda, antes da ponte sobre o Samambaia (Cachoeirinha). Não sei a quem ela pertence hoje, mas, em tempos antigos ela pertenceu ao Coronel João de Cerqueira Netto, o primeiro intendente de Catalão. Posteriormente, João Netto de Campos foi seu proprietário e as fotografias abaixo mostram João Netto e família na propriedade.



As duas fotografias foram tiradas no mesmo dia. A primeira traz João Netto e Da.Izabel (ambos na janela) e, junto ao automóvel estão a cunhada Ivone com sua irmã caçula Yoli no colo. O garoto na traseira do carro é Rubens de Mendonça e o que está na frente é seu irmão Riolando. O rapaz é Howard Guimarães, filho de Virgílio Porto Guimarães.
Na segunda fotografia João Netto na janela e seu filho Mário. Encostada na parede, Da. Izabel grávida de seu filho Álvaro e ao seu lado estão sua mãe Da. Dily com a caçula Yoli no colo e a filha Ivone e, mais à esquerda, o irmão Riolando. Na frente do carro Rubens de Mendonça segura a filha de João Netto, Yedda e atrás está Howard Guimarães. As duas crianças negras sentadas na calçada fazem parte de uma família que João Netto recolheu dando-lhes abrigo e trabalho. Posteriormente uma das integrantes daquela família viria a ser a babá das filhas de João Netto e Da.Izabel. O veículo placas P - 17 de Catalão - Goyas, é um Ford, provavelmente, 1929.
As fotografias datam do fim de 1932.



Um comentário:

  1. ESSA FAZENDA HJ PERTENCE AO NELSON PROPRIETÁRIO DO HOTEL RAFAS

    ResponderExcluir