.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Chegada de Íris
Fotografia da década de 1980 e mostra concentração de populares à espera, provavelmente, do avião com Iris Resende Machado pousar para, então, iniciarem uma carreata. O local é o antigo aeroporto, hoje corpo de bombeiros. Apesar da qualidade da imagem não serdas melhores consegui identificar este senhor de cabelos grisalhos, bem embaixo, de camisa escura: é Darcílo Netto de Campos, irmão de João Netto de Campos.
Ponte de Olhos D'água
Inauguração da POnte no povoado de Ólhos D'água, durante a administração de Silvio Paschoal. Esta benfeitoria veio encurtar distância considerável para os fazendeiros da região que, antes da ponte, eram obrigados a dar uma volta por outra estrada. Na fotografia Silvio Paschoal, Eng. Hélio Levy da Rocha, José Afonso (com a jarra de chope na mão) e Enio Paschoal.
Fosfago
Roberto Dayub, José Arnaldo e Jair em um churrasco, salvo engano, de inauguração da Fosfago (hoje Copebrás) Observem no bolso da camisa do vigilante (bem à esquerda) a logomarca da nova empresa. Ao fundo as primeiras instalações da empresa. No instante, Jair manuseia um suculento espeto. Em outros tempos nos churrascos para grande número de convivas, os espetos eram feitos de madeira extraída das redondezas e eram bem grandes justamente para poderem ser manuseados nas churrasqueiras, que eram valas enormes cavadas na terra.
Vice até debaixo d'água
O vascaíno Rogério Mesquita no ano de 1997, exibe, orgulhoso, troféu de "vice-capeão" da Copa TV-Filme de Futebol Profissional, no ano de 1997. A exemplo de Rogério, sua agremiação do coração, o Vasco da Gama, também coleciona vários troféus de vice.
Odete e MArlitt
Odete Faiad e a cunhada Marlitt Netto, viúva do médico William Faiad, no preparativos para as festas natalinas.
Profissionais
João Martins Jr. (odontólogo - filho do Prof. João Martins), João Margon (médico - João Bolinha, filho de Nilo Margon), João Sebba Neto (médico - Filho de JoséSebba), José Enéas do Nascimento (engenheiro - filho Da. Flora, morava na Faz. Macaúba), João Silva (médico - filho do Seu Albino) e Costantino Tartuci (advogado - o Tininho, filho deWilliam Tartuci).
Fordinho
Fotografia que mostra um dos primeiros automóveis a rodar pelas ruas poeirentas de Catalão. O veículo pertence a João Paschoal, filho de Júlio Paschoal e pai do ex-prefeito Silvio Paschoal.
Casa de João Martins
Nesta casa morou Sylvio Netto de Campos, filho de Nhozico e Juvenília, irmão de João Netto de Campos. Depois recebeu a família do Prof. João Martins Teixeira, cuja Rural Willys é vista ali estacionada. Seguindo uma tendência que se verifica na maioria das cidades, os imóveis residenciais da área central vão cedendo lugar ao comércio. Neste caso a frente da casa foi transformada em lojas e, na parte superior, escritórios. À esquerda, a então sede do executivo municipal e à direita o antigo Banco do Brasil que possuia uma resid~encia no fundo para abrigar o gerente.
Açougue
Comércio do gênero de carnes, designado Açougue Central que ficava na hoje Rua Randolfo Campos, no centro de Catalão. Ali até há bem pouco tempo atrás funcionava o escritório do Ministério do Trabalho. Hoje, neste trecho da rua, está tomado por lojas.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Fórum de Catalão
Funcionários do Fórum de Catalão
Sentados da esquerda p/ direita: Frederico Campos, Mizael Nogueira, Dr. Mello Rosa, Dr. Diócles Gomes Barbo de Siqueira, Dr. Álvaro da Cunha Ferreira e Randolfo Campos.
Em pé, da esuqerda p/ direita: João Gervásio, Solon Campos, Waldemar Carneiro, Jason da Paixão, Álvaro de Mello, João Evangelista, ? e João Silvestre.
Sentados da esquerda p/ direita: Frederico Campos, Mizael Nogueira, Dr. Mello Rosa, Dr. Diócles Gomes Barbo de Siqueira, Dr. Álvaro da Cunha Ferreira e Randolfo Campos.
Em pé, da esuqerda p/ direita: João Gervásio, Solon Campos, Waldemar Carneiro, Jason da Paixão, Álvaro de Mello, João Evangelista, ? e João Silvestre.
Palácio Érico Meireles - Prefeitura Municipal
A coleção de fotografia acima mostra a atual sede do executivo municipal sendo erguida para, ao final, ser inaugurada pelo então prefeito Divano Elias da Silva (na fotografia de terno claro) acompanhado pela esposa, por José Rocha e esposa, Prof. Chaud e populares.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Os João Sebba
Duas fotografias do mesmo local em epocas diferentes. Na primeira, da década de 1950, o imigrante árabe João Sebba e seu neto João Sebba Neto, na porta de seu imóvel situada na Av. 20 de Agosto, esquina com Rua Bela Vista. Na segunda fotografia, em torno de 15 anos depois, o mesmo imóvel e a Av. 20 de agosto já bloquetada.
Antes do Nasr Faiad
O Hospital Nasr Faiad foi unaugurado no ano de 1957. Na fotografia acima, nas esquina das hoje Rua Dr.William Faiad e Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nota-se que ele, ainda, não havia sido contruído. Ao fundo a Estação Ferroviária. A casa mostrada na imagem foi construída por Farid Miguel Safatle, na década de 1950. Seus primeiros moradores foram Oswaldo Saad e sua esposa Mary Safatle, filha de Farid Miguel Safatle. POsteriormente, com a mudança do casal para São Paulo, os novos moradores foram Nazir Safatle, também filho de Farid, e sua esposa Maria Lícia Netto. E num terceiro momento, o imóvel foi ocupado por outro filho de Farid, Jamil, e sua esposa Luíza, até ser vendido e transformado em imóvel comercial.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Wilson Barbosa.
Sr. Wilson Barbosa, genro de Pio Gomes, coordenando fanfarra durante desfile escolar no gramado do Genervino da Fonseca. Wilson Barbosa foi, durante muito tempo, encarregado da Merenda Escolar em Catalão.
Industrias Margon
Catalão-GO, em 1928. Esta foto mostra o que existia de mais pujante no progresso da cidade. Temos aí parte do complexo das Indústrias Margon, que era formada por um matadouro e charqueada, um curtume, uma selaria e uma fábrica de botinas. Esta edificação branca, foi a primeira usina elétrica da região para fornecimento de energia para o complexo. Vemos na foto;da esquerda para direita, os senhores: o imigrante austríaco Sr. João Margon, o fundador e pioneiro, o imigrante sírio Antônio Salles, também pioneiro na industrializaçao da cana-de-açúcar, e os Srs. Joaquim Ribeiro e Álvaro Paranhos. As indústrias Margon ficavam às margens do Pirapitinga. Observem o vertedouro d'água que tocava a turbina saindo do túnel e desaguando no Pirapitinga. (extraído do mural de Anibal Margon / Facebook)
Da familia Sebba
Imóvel de propriedade da família do imigrante árabe João Sebba. Hoje, no local, funciona uma boutique, a Cia do Corpo. Av. 20 de Agosto esquina com rua Bela Vista.
Menino
O garoto em primeiro plano é Anibal Margon, filho de Nilo Margon. A fotografia é da década de 1960 e as pessoas assistem a um desfile comemorativo ao 20 de Agosto, na Praça Getúlio Vargas. (extraído do mural de anibal Margon / Facebook)
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Carlos José
A presença do cantor seresteiro Carlos José em um baile no salão do CRAC em final da década de 1970. Na primeira fotografia, Carlos José entrega homenagem ao radialista Farid Nahas. Na 2ª imagem, Vinícius Nahas, Carlos José, Wilson Faiad e Farid Nahas. Ao fundo, João Alfredo Fonseca, filho do ex-prefeito Leovil da Fonseca. Atrás de Wilson Faiad, o casal Miguel Affiune e Salma.
O cantor seresteiro Carlos José Ramos dos Santos deixou a carreira de advogado para se dedicar à música. Seu grande sucesso foi Esmeralda, gravada em 1960. O ótimo resultado do trabalho lhe permitiu vender milhares de discos e receber prêmios como o de cantor revelação e o Troféu Quarto Centenário de São Paulo. Apresentou-se nos palcos de todo o país e nos principais programas de TV
Atualmente apresenta um programa de rádio, o Eles Têm Historia para Contar, na Rádio Roquete Pinto, do Rio de Janeiro. (fotografias enviadas por Vinícius Nahas)
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Fazenda Barreiros
As duas imagens acima são da, então, Fazenda Barreiro, de propriedade de Olegário Martins Teixeira, pai, entre outros, do Prof. João Martins e Levi Martins. Uma prática muito comum, utilizada pelos fazendeiros, inclusive em épocas mais recentes, é fincar dois varões no chão e nas pontas, atravessar um fio para servir de antena para o rádio. Vejam na segunda fotografia. Pelo som de chiado que produzia, em função da precariedade da sintonia, deu-se aos rádios da época o apelido de "caixote de abelhas". Na porta, estacionado, o automóvel que pode ser um Ford 1929/30. Na 1ª fotografia, de acordo com informações, as pessoas seriam funcionário da propriedade pois que ali funcionava um engenho.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Martins Teixeira e Campos
O casal Onofre Martins Teixeira e Mônica Campos com a filha Beatriz. Ele filho de Olegário Teixeira e ela filha de Frederico Campos. Onofre é irmão do prof. João Martins Teixeira, entre outros, e ela do Desembargador Mauro Campos e do es deputado federal Wagner Estelita Campos, entre outros.
(extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
(extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
Fazendo as honras da casa
Maria das Dores Campos em evento festivo e fazendo as honras da casa. O senhor com um quitute na mão é João de Cerqueira Netto, irmão de Felicidade e tio de Maria das Dores. De costas, de cabelo grisalho é o também tio de Mariazinha, Mário de Cerqueira Netto, o Nhozico, pai de João Netto de Campos.
(extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
(extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
Felicidade em dobro
O casal Felicidade e Lourival Álvares de Campos, pais de Maria das Dores Campos em passeio ao litoral
(extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
(extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
Filhos de Frederico
Os irmãos Edmea e Adélio de Campos, filhos de Frederico Campos e a menina Beatriz, filha de Onofre Martins Teixeira e Mônica Campos. (extraído do mural de Marcial Campos / Facebook)
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Paschoal
Mariinha Braga, esposa de Dr. Silvio Paschoal e Maria Paschoal, tia de Silvio. (extraída do Mural do Zé Maurício / Facebook)
Posto São João
Posto São João em seus primórdios. Fica na Av. São João esquina com Leopoldo de Bulhões. Desde o início até o final de suas atividades, revendia produtos Texaco. Em meados de 1967 da sociedade de Jacy Salomão e Celso Gomes Pires nasce o Posto São João. O imóvel foi adquirido de Nenem Adão e foi o Posto de maior movimento na década de 70 tendo como principal cliente o antigo Frigorífico Frivap, da família Rocha. A sociedade durou até 1983 e meu Pai tocou sozinho até 92 qdo o mesmo foi fechado. Tinha aproximadamente 20 funcionários que sempre eram reunidos em churrascos para comemorar o final do ano na Fazenda de Tarcísio Gomes Pires, sogro de Jacy e pai de Celso. Na época de sua abertura o bairro São João era pequeno com ruas de terra, mas sempre movimentado.
Em fevereiro de 2012, após 20 anos, vai ser inaugurado outro Posto no lugar do antigo Posto São João!
(informações fornecidas por Emília salomão, filha de Jacy Salomão e Maria José Pires)
Em fevereiro de 2012, após 20 anos, vai ser inaugurado outro Posto no lugar do antigo Posto São João!
(informações fornecidas por Emília salomão, filha de Jacy Salomão e Maria José Pires)
Pesacaria
Pescaria no Rio Veríssimo. José Sales, João Teófilo, Elias Miguel Safatle. O peixe acho que é um dourado e aparece como que engolindo uma garrafa, ou sómente o líquido. (extraída do mural do Zé Mauricio / Facebook)
Pedra Branca x CRAC
Time que representava a comunidade da Pedra Branca. São os craques - em pé: Marciano, eurípedes Pereira, Guilherme, Benigno, Mirico, Edinho, Paulo do Quim e Levino Fonseca. Agachados: Sinabi, Picolé, Ferreirão, Dema e Manoel do Chico. Neste dia, no jogo contra o CRAC, no Genervino da Fonseca, a equipe da Pedra Branca venceu a partida por 2 a 1.
Depois, Comercial Mesquita
Neste prédio, situado na esquina da Av. 20 de Agosto com Egerineu Teixeira, funcionou, depois da Farmácia São José, a Comercial Mesquita, um armazém que, a exemplo de tantos outros, antecederam os supermercados. Possuia um estoque variado, desde gêneros alimentícios e utilidades domésticas até ferragens e produtos agropecuários. Pertencia a João Mesquita, genro de Seu José Aires, portanto, concunhado de Mário Cortopassi, falecido recentemente. A rua, ainda sem pavimentação de qualquer natureza, indica que esta imagem é de fins da década de 1950, início de 1960. ao fundo, a residência de Antônio Ribeiro, onde hoje está a Galeria que leva o seu nome.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Baile do Hawai
Baile do Havaino Clube Recreio, no ano de 1989. Isabel Neiva e Sylvim Netto. Os tradicionais bailes do Recreio, Havai, Cowboy e Reveillon eram eventos disputadíssimos e aguardados com grande expectativa.
Lyons
Reunião festiva dos confrades do Lyons Club de Catalão, no salão de festas do Col. Est. João Netto de Campos. Alguns dos presentes: Oscar de Faria, Leovil da Fonseca, Pereira (Banco do Brasil), Eurípedes Macedo, Jurandir da Telegoiás, Wilson Naves, Onofre Rocha e...
Praça da Matriz
Velha Matriz pelo final da década de 1960, início de 1970. O largo da igreja, já pavimentado com os bloquetes, as luminárias públicas de lâmpadas de mercúrio e a urbanização da praça da matriz Estacionado na porta, um fusca. Ao fundo o Armazém de Ly de Araújo onde anos mais tarde funcionou o Bar Degrau 15, de propriedade do atual vereador Deusmar Barbosa. Mais abaixo, imóvel onde funcionou um pensão e que mais tarde foi transformada no Mara Hotel, embrião do Mara Turismo Hotel, da família Barreto. Observando atentamente é possível ver o luminoso já com os dizeres "Mara Hotel" e, em frente ao hotel, um reunião de pessoas, provavelmente, hóspedes.No canteiro central nota-se a presença do jardineiro cuidando da plantas.
Boca de Sino
Estela Gondin (A Escolar), na Av. 20 de Agosto assistindo à carreata de vitória de Silvio Paschoal à Prefeitura de Catalão, em 1971. No cortejo, uma Rural Willys, um Ford Corcel, um Aero Willys, uma DKW Vemaguete.
Reparem o garoto trajando uma autêntica calça "Boca de Sino".
Reparem o garoto trajando uma autêntica calça "Boca de Sino".
1º TVC Feminino em Catalão
Nas escadarias do pátio do Colégio Mâe de Deus, senhoras e senhoritas catalanas participantes de encontro promovido pela igreja, no ano de 1973. Entre as participantes, certamente, estão mães, tias, irmãs, avós de nossos leitores, por exemplo, Gercília Aires, Lourdes Aires, Nilda Margon, Tereza MArgon, Matilde Margon, Waldir Lucas (esposa do Chico do Irapuan), Conceição Lucas, Cristina Ferreira, Ceila, Maria José, Lúcia de Paula, Regina, Eliane ... Evidentemente, muitas já não estão entre nós e fica, portanto, esta lembrança.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Goiásfertil
Roberto Salomão, Jair Melo, Vicente Humberto e José Andrade, ambos, então funcionários da Goiásfertil. Fotografia da década de 1980. O engº Vicente Humberto foi contratado em 1984. Aqui um sorteio está em curso e José Andrade está lendo o nome do ganhador. Lá ao fundo a também funcionária Bernadete Moreira, filha de João Moreira.
Tochinha
Eduardo Tartuci, o Tochinha, filho de William Tartuci e já falecido. A fotografia, da década de 1970 registra um momento de desfile do Colégio Anchieta na Av. 20 de Agosto. Ao fundo a "Casas Pernambucanas" e a presença de Sérgio de Melo, coordenador da fanfarra. Eduardo Tartuci é pai do Veterinário José William (Fauna Pet Shop).
Ontem e hoje 2
Entre estas duas fotografias deve haver uma distância de não menos que 70 anos. O interessante é que os imóveis são os mesmos. Observem que a diferença de altura de um imóvel e do outro foi mantida apesar de reformas havidas ao longo dos anos.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)