.

.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O centro de Catalão

Em imagens publicadas anteriormente, foi mostrada a Praça Getúlio Vargas em épocas distintas. As transformações foram muitas, inclusive no nome. Mas, além de mostrar as mudanças porque passou o centro da cidade, esta fotografia revela detalhes interessantes.


Na parte de baixo, na Av.20 de Agosto, da direita para a esquerda: O Bar e Restaurante Irapuan (onde hoje funciona uma igreja evangélica), a sede social e Salão de Festas do CRAC (hoje Farmácia Felicidade), o comitê de campanha dos candidatos a prefeito e vice, Leovil Fonseca e Bento Rodrigues. Tempos depois ali funcionou o bar Taco de Ouro, onde havia 4 mesas oficiais de bilhar. Hoje o HSBC está ali instalado. Ao lado, a mesma casa pertencente ao Sr.Mizael Nogueira, sogro do Prof. Chaud e de Dr. Lamartine Avelar. Lá ainda mora Da. Nelita Nogueira, filha do Sr. Mizael. Na esquina está o Empório Goiás, de propriedade de William Tartuci, comércio do ramo de eletro-domésticos. Reparem na marquize, propaganda dos colchões EPEDA e um luminoso da marca PHILCO. As portas da loja estão fechadas o que sugere que este dia fosse um domingo ou feriado. Reparem acima do luminoso da Philco, um auto falante, tipo corneta: nas noites de sábado e domingo, a Praça Getúlio Vargas era o ponto de encontro e as pessoas ficavam passeando pelas calçadas e esses momentos eram embalados por uma programação musical que vinha do auto falante em questão. Era uma forma que William Tartuci encontrou para fazer o merchadising, pois, em alguns intervalos um de seus filhos fazia a propaganda da loja. Era o serviço de auto falante do Empório Goiás.
Bem mais ao fundo á esquerda, podem ser vistas 3 casas iguais, ao lado do cemitério. Elas foram construídas por Álvaro de Mendonça Netto, o Alvim, e doadas para famílias carentes. Ao fundo à direita, o Colégio São Bernardino de Siena. Esta fotografia foi tirada, muito provavelmente, dosobrado onde hoje funciona um serviço de medicina do trabalho e onde morou, por muitos anos a família do sr. Jairo, proprietário da Casa das Ferragens. Clique na imagem pra ampliá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário